Vitaminas injetáveis para gado: qual a importância?

A alimentação correta do gado é fundamental para garantir a saúde e o bem-estar dos animais, bem como a qualidade do produto final. Porém, mesmo que sua dieta esteja equilibrada, pode ser necessário suplementar com vitaminas injetáveis para gado, como a vitamina ADE e a vitamina K injetável.

Por que usar?

O uso de vitaminas injetáveis é indicado quando a alimentação fornecida não supre as necessidades nutricionais dos animais. Estas vitaminas ajudam a prevenir e tratar deficiências nutricionais, como a anemia, a baixa produção de leite e até mesmo doenças no metabolismo do gado.

Vitamina ADE para gado

A vitamina ADE é um complexo vitamínico composto de Vitamina A, D e E. A falta delas pode deixar o gado suscetível a doenças infecciosas, retardar o crescimento e maturação sexual, além de reduzir a produção de leite e a fertilidade.

  • Vitamina A: é essencial para manter a pele, pêlos e mucosas saudáveis, assim como para a visão noturna do animal. 
  • Vitamina D: é fundamental para o metabolismo do cálcio e do fósforo, que são importantes para a formação dos ossos e dentes do gado.
  • Vitamina E: é um antioxidante, que combate o estresse oxidativo e protege as células contra o envelhecimento celular. Além disso, auxilia na melhora do sistema imunológico do animal.

Vitamina K injetável para gado

É utilizada para tratar a deficiência de vitamina K em bovinos. Esta vitamina é fundamental para a coagulação sanguínea do gado, pois é responsável por ativar uma série de proteínas que ajudam na formação do coágulo.

Com a deficiência de vitamina K, os animais podem apresentar hemorragias, que podem levar à morte do gado por perda de sangue excessiva. Por isso, é importante suplementar o gado com ela, especialmente em fases de gestação e lactação.

Como aplicar?

Para garantir a eficácia das vitaminas injetáveis para gado, é importante seguir algumas orientações. A aplicação deve ser feita com agulhas e seringas esterilizadas, em locais limpos e desinfetados. Antes da aplicação, o local deve ser limpo com álcool para evitar infecção. A dosagem deve ser calculada de acordo com o peso do animal e a concentração de cada vitamina injetável.

Conclusão

As vitaminas são fundamentais para a saúde e bem-estar dos animais, além de ajudar a garantir a qualidade do produto final. A suplementação corrige deficiências nutricionais, previne doenças e aumenta a produtividade do gado. É importante seguir as orientações dos veterinários para aplicação correta das vitaminas injetáveis.

Confira nossos produtos e encontre as melhores opções de vitaminas injetáveis para gado em nosso site! Acesse a Costavet agora mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *